Últimos artigos
- Lareiras suspensas! 25/03/2023
- Tudo o que deve saber sobre chaminés! 14/03/2023
- Vermiculite, o que é? 02/03/2023
A vermiculite é um mineral formado por hidratação de alguns minerais basálticos, com muitas possibilidades de utilização. Muito utilizada no mundo da agricultura e da jardinagem, no entanto o que lhe queremos falar hoje é sobre a sua utilização na área do aquecimento.
A vermiculite surgiu no mercado das lareiras num formato de placa. Pode ser utilizada em recuperadores, salamandras, fornos, churrasqueiras, etc.
As placas são leves, fáceis de trabalhar, resistentes quando expostas a elevadas temperaturas e com capacidades isolantes. Essas foram as principais razões que levaram um grande número de fabricantes a utilizar este material no interior dos seus equipamentos, concretamente, na câmara de combustão.
A utilização da vermiculite na câmara de combustão faz com que a acumulação de calor seja maior, gerando assim mais poder calorífico. A estrutura fica mais protegida, prolongando assim o tempo de vida do seu equipamento. Desta forma os equipamentos são mais eficazes e seguros.
É importante referir que estas placas apesar de todas as características que referimos acima, são bastante sensíveis ao choque e tem uma durabilidade de aproximadamente 4 anos, o tempo pode variar consoante o uso e cuidado que cada utilizador tem.
Sendo peças de contacto direto com o fogo, tal como os cordões de vedação, chapas defletoras, grelhas de cinzas, etc., cujo desgaste está diretamente relacionado com as condições de utilização, não estão cobertas pela garantia dos equipamentos.
É extremamente comum as placas apresentarem fissuras. Algo que pode acontecer apenas por colocar um toro de lenha mais pesado. Essa fissura não vai alterar em nada o comportamento do equipamento. Habitualmente os interiores são trocados porque partem e acabam por cair.
Caso pretenda trocar o interior do seu recuperador pode comprar o “Kit” completo que deverá ser fornecido pela marca ou poderá comprar as placas e cortá-las vocês mesmo, deve ter em conta qual a espessura da placa já que existem no mercado três espessuras diferentes: 2 cm, 2.5 cm e 3 cm.
Existem alternativas à vermiculite, que é o caso dos interiores cerâmicos por exemplo. No entanto, é importante referir que a principal vantagem da vermiculite é seu custo reduzido.