notification icon
Gostaríamos de mantê-lo atualizado com notificações.

O que é a cura do Forno?

   26/04/2023     Fornos a Lenha  
O que é a cura do Forno?

O que é a cura do forno? 

A cura do forno consiste em remover a humidade acumulada durante o processo de produção do forno através de pequenas fogueiras no seu interior. Os fornos a lenha saem de fabricação aparentemente secos, no entanto, só através do processo de cura é que ficam completamente livres de humidade.

Como se faz a cura do forno?

Este processo consiste na realização de pequenas fogueiras que vão aumentando gradualmente de intensidade, de modo a permitir uma lenta extração das humidades e evitando assim danos irreparáveis.

A cura do forno realiza-se em três passos, que deverão ser realizados cada um por dia. Em cada passo deve acender uma fogueira durante 2 horas sem ultrapassar a temperatura indicada na tabela 02 e sempre com a porta e registo totalmente aberto.

Passo  Temp. Máxima Duração
1 150 ºC 2 horas
2 200 ºC 2 horas
3 250 ºC 2 horas


Tabela 01: Processo de cura.

Após as 2 horas, deixe a fogueira apagar totalmente e remova as cinzas. Feche a porta. Este processo deve ser repetido após longos períodos de inatividade do forno.

Dica: Para controlar facilmente a temperatura, utilize pedaços de lenha mais pequenos. Se verificar que a temperatura subiu demasiado, retire alguma lenha.

atencao

IMPORTANTE: Nunca utilize água para baixar a temperatura do forno ou apagar a fogueira. Isso pode provocar danos irreparáveis na estrutura do forno.

O que acontece se não fizer a cura do forno? 

Ao não fazer a cura do forno irá notar que o forno não aquece tão rapidamente, não mantém a temperatura como deveria e podem surgir danos irreparáveis no forno tais como grandes fissuras. 

No entanto, é importante salientar que devido às características e ao comportamento térmico dos materiais (dilatações), é normal surgirem pequenas fissuras na superfície do forno e nas juntas dos diferentes materiais, mesmo fazendo o processo de cura corretamente. Não alteram o seu desempenho. 

Quando devo fazer a cura do forno?

A cura deve ser feita antes da primeira utilização do forno e sempre que passar longos períodos sem utilização.

 

Partilhar: