1. Para que serve?


As bombas de calor AQS (Águas Quentes Sanitárias) são uma excelente opção para o aquecimento de águas sanitárias e uma alternativa aos esquentadores e termoacumuladores convencionais. A bomba de calor capta a energia calorífica presente no ambiente, desumidificando-o e transferindo-o para um permutador de calor enrolado à volta do acumulador, conseguindo assim o aquecimento da água a custo aproximadamente quatro vezes mais baixo comparativamente a termoacumuladores elétricos e esquentadores a gás. A água fica armazenada num depósito para ser utilizada quando necessário.

6.png


 
2. Quais as vantagens?


- Eficiência: aquecimento das águas sanitárias por aproximadamente 2,5€/ pessoa/ mês. Consegue obter água quente entre os 55ºC e os 60ºC, durante todo o ano, 24 horas por dia, mesmo nos dias chuvosos de inverno, sem recorrer à resistência elétrica. Tendo em conta que a maior parte da energia é extraída do ambiente, 75% de toda a água quente é gratuita, conseguindo-se assim reduzir significativamente o valor da fatura energética.

- Conforto: uma vez que de acordo com o perfil de consumo de cada cliente dispõe de vários tipos de programação: Eco, Auto, Híbrido ou Férias. E existe ainda a possibilidade de definir uma dupla programação diária que está salvaguardada em caso de falha elétrica.

- Ecológico e seguro: não há produção de chama aberta nem de gás prejudicial a partir da combustão de petróleo ou gás natural, estando por isso livre de potenciais perigos causados pelo monóxido de carbono, tornando o equipamento mais seguro e ecológico.


- Instalação versátil: Possibilidade de extração de ar para aproveitamento do calor do exterior ou de outras divisões (lavandaria, cave, garagem, etc) e/ou possibilidade de insuflação de ar frio para as divisões que precisam de ar fresco.


3. Como escolher o volume adequado?


Para escolher a Bomba de Calor adequada deve ter em conta o número de pessoas que habitam a casa:

Número de pessoas

Capacidade (Litros)

2-3

200

4-6

280

7-12

500



 
Nota: a escolha é apenas para referência, selecione a unidade de acordo com o ambiente e utilização adequados.


 

 
4. Onde deve ser instalada?


A zona onde será instalada a Bomba de Calor é um fator muito importante que deve ser considerado tanto e obras novas como em substituições. Por esse motivo deixamos alguma dicas importantes que deve ter em conta quando escolher o espaço ideal para a instalar:

- Calor residual é calor útil: A bomba de calor aproveita o ar quente dos espaços aumentando assim a eficiência na produção de AQS. Por exemplo zonas técnicas com outros equipamentos com caldeiras, etc.

 


- Desumidificação: desumidifica o ar na divisão, ajudando assim a secagem da roupa, prevenindo danos causados por humidade.


 
- Arrefecimento: O ar pode ser extraído de uma outra divisão, posteriormente arrefecido e desumidificado na bomba de calor e, finalmente, reintroduzido na mesma divisão. Zona técnicas, despensas, garagens e adegas são locais de instalação ideais. Ter em conta que as condutas de ar que atravessam secções quentes devem ser isoladas para evitar condensação.


 


- Ar de admissão: Um sistema de condutas de ar permite uma utilização do calor (contido no ar exterior ou no ar ambiente) para produção de água quente.


 
5. Como deve ser instalada?



A instalação só deverá ser efetuada por um técnico qualificado, de acordo com as instruções de montagem que acompanham o produto. Para uma melhor perceção do espaço necessário consultem o esquema abaixo:



 
Fonte: Termobrasa