notification icon
Gostaríamos de mantê-lo atualizado com notificações.

Como limpar um forno a lenha?

   20/05/2021     Fornos a Lenha  
Como limpar um forno a lenha?

Como limpar um forno a lenha?

Cozinhar num forno a lenha é uma experiência muito diferente de cozinhar num forno elétrico. Para além do sabor da comida ser inigualável, para muitos dos nossos clientes esse momento torna-se uma grande oportunidade para relaxar, parar um pouco, desfrutar do crepitar da lenha, sentir todos os aromas e desfrutar de um “slow cooking”. A lenha é o combustível mais antigo que se utiliza para cozinhar, e embora hoje em dia já existam opções alternativas, como o gás por exemplo, esta continua a ser o combustível mais utilizado. Por esse motivo, deixamos alguma informação sobre como deve fazer a limpeza do seu forno depois de uma utilização.



Forno em funcionamento



Fazer a limpeza do forno é fundamental para que o forno funcione corretamente e para que a comida não absorva odores e sabores indesejados. Sabe aquela pizza que tinha tudo para correr bem, mas o sabor não saiu exatamente aquilo que esperava? Muitas vezes, esta é a explicação.

É importante escolher as ferramentas certas:

- Pá

- Rodo

- Vassoura

- Água

- Vinagre

- Pano

- Escovilhão



Kit peças para forno

Kit para forno REF 7025



Em primeiro lugar é importante referir que deverá fazer a limpeza do forno em frio. Se o seu forno tem saída de fumos, deverá passar um escovilhão pelo tubo de forma a retirar lixo que possa estar acumulado e que pode comprometer a tiragem do forno.

A limpeza do interior do forno é fundamental para não comprometer o processo que aquecimento. Deve retirar todas as cinzas acumuladas da queima anterior, para isso deve utilizar o rodo para os restos maiores e a vassoura para as cinzas.

No caso de haver resíduos de comida ou manchas de gordura na base do forno, basta aquece-lo até derreter os resíduos e depois eliminá-los. Para eliminar as manchas de gordura utilize um pano ou esponja com água e vinagre, esfregue e no fim enxague. Este processo deve ser feito com o forno em frio. É importante salientar que não deve utilizar nenhum tipo de detergente ou produto de lavagem, isso poderá alterar o sabor dos alimentos.

É sempre importante referir que é habitual nos fornos aparecerem pequenas fissuras, são juntas de dilatação, que não o devem preocupar, pois não alteram em nada o comportamento do forno. Não deve nunca ultrapassar a temperatura recomendada pelo fabricante, e caso essas fissuras aumentem de tamanho significativamente deverá contactar o fabricante.

E agora, mãos á obra! Desfrute do seu forno!



Ver Fornos a lenha

ver KIT PEÇAS P/ FORNO



Partilhar: