notification icon
Gostaríamos de mantê-lo atualizado com notificações.

Chaminé em telhado de madeira, o que deve saber!

   15/07/2023     Aquecimento , Instalação  
Chaminé em telhado de madeira, o que deve saber!

Não são os mais utilizados em Portugal, ainda assim, pontualmente surgem instalações de chaminés em telhados de madeira. Como já falamos num artigo que publicamos anteriormente sobre chaminés (aqui), a chaminé é a parte mais importante da sua lareira e num telhado de madeira, por se tratar de um material inflamável, o cuidado tem de ser redobrado de forma a garantir a total segurança e funcionamento do equipamento

Se tem um telhado de madeira e quer instalar uma salamandra ou recuperador de calor, é importante saber quais são os materiais mais indicados e como deve ser feita a chaminé.  Para isso, deixamos-lhe dois exemplos de instalações:

chamine em telhado de madeira

Imagem 1. Instalação de salamandra de lenha em habitação com telhado de madeira.

Atenção

- Utilizar sempre tubo de inox de parede dupla nas zonas onde há proximidade com a madeira. O isolamento de lã de rocha de alta densidade irá garantir que não chega tanto calor à parede exterior do tubo. O tubo ficará quente, mas sempre menos do que um tubo simples. Ainda assim nunca deverá ficar em contacto com a madeira ou material inflamável.

- Deixar sempre um espaço de 5 a 10 cm entre a madeira e o tubo de inox. Poderá preencher o espaço entre o tubo e a madeira com silicato de cálcio.

- O remate para teto de madeira garante uma maior distância de segurança entre o teto e os tubos, assim, evita o contato direto e consequentemente a passagem de calor, que poderia comprometer a segurança. Deve ser sempre utilizado na transição do tubo de parede simples a parede dupla. Pode ser encomendado com a inclinação que for necessária.

- O tubo que fica no exterior deve ser sempre tubo de parede dupla, para garantir o isolamento e evitar condensações.

Também é comum encontrar um piso com madeira ou outro material inflamável na passagem do tubo da chaminé, nesse caso, o sistema é semelhante. Veja o exemplo abaixo:

chaminé em piso de madeira

Imagem 2. Instalação de salamandra de lenha em habitação com piso de madeira.

Neste exemplo a instalação é praticamente a mesma, difere o remate para o teto de madeira que é plano em vez de inclinado.

Deixamos abaixo alguns exemplos de instalações nossas:

Salamandra Stuv 16-58

Imagem 3. Instalação de Salamandra STÛV 16-58 com remate de teto de madeira inclinado e isolamento extra com silicato de cálcio.

Fogão de lenha Nordica Extraflame

Imagem 4. Instalação de Fogão Termosuprema da Nordica Extraflame com remate de teto de madeira.

salamandra Bold Dovre

Imagem 5. Instalação de Salamandra Bold da Dovre com remate de teto de madeira inclinado.

Se está a pensa colocar uma lareira é importante que procure sempre um profissional, se precisar de aconselhamento e orçamentação fale connosco! 

Partilhar: