notification icon
Gostaríamos de mantê-lo atualizado com notificações.

Tudo o que deve saber sobre chaminés!

Tudo o que deve saber sobre chaminés!

A chaminé é a parte mais importante da sua lareira! Pode ter o melhor equipamento do mercado, se a chaminé não estiver bem instalada não irá funcionar nas suas capacidades máximas e poderão surgir problemas tais como: má tiragem, condensações ou perigo de incêndio.

A nossa principal atividade centra-se na instalação de equipamentos de climatização, a par disso fazemos venda dos equipamentos e acessórios para a sua instalação. Tentamos manter sempre os nossos clientes informados e dar todo o suporte necessário no momento da instalação. Por esse motivo hoje iremos falar de chaminés.

Existem muitas formas de fazer chaminés, os dois tipos de chaminés mais utilizados são: a de alvenaria e a de tubo em inox.


chamine alvenariachaminé inox 

1. imagens de chaminé de alvenaria à esquerda e de inox à direita.

Chaminé de Alvernaria

         No nosso dia-a-dia deparamo-nos com muitas instalações de recuperadores de calor em lareiras existentes a fogo aberto e, regra geral, as  chaminés que encontramos são de alvenaria. Nesse caso, o que fazemos é utilizar tubo de inox duplo flexível (inox 316) inserimos o tubo pela chaminé e colocamo-lo até ao topo. O espaço que fica entre o tubo e as laterais devem ser vedados com uma placa de lã de rocha e posteriormente  com cimento, para evitar que haja retorno de fumo.

Nota: deve utilizar uma calha para a fixar a lã de rocha à parede da chaminé.

2. Imagem ilustrativa de instalação de tubo de inox em Chaminé de Alvenaria
                                                       

  Problemas que podem surgir caso o tubo não seja passado até ao topo da chaminé: 

- Mau funcionamento em dias de vento;

- Possibilidade de entrada de água;

- Deterioração dos equipamentos muito rápida. Uma vez que são produzidos em aço, se estiverem em contacto com água vai dar-se o processo de corrosão.

- Maior dificuldade de executar as manutenções periódicas (limpeza do tubo).

Esta é uma solução mais atual, habitualmente é utilizada em casas novas ou em casas onde não existe chaminé pré-existente. Neste tipo de instalações deverá ter em conta qual o formato do seu telhado: cobertura inclinada ou cobertura plana.

Coberturas inclinadas:

3. Exemplos de vários tipos de telhado inclinado.

A maioria dos telhados são inclinados e levam cobertura de telha, no entanto, não nos podemos esquecer que existem outras opções como Chapa Sandwich, Telhado Verde, Fibrocimento, Painel Plano, Zinco, etc. Deixamos abaixo as imagens ilustrativas e explicação das aplicação em cada uma dessas situações.

O tubo que vem do interior deverá ter tubo duplo isolado, coloca-se a passagem de telhado em chumbo e posteriormente a gola em inox para garantir uma maior estanqueidade da instalação. Na junta entre a gola e o tubo deve ser aplicado silicone de alta temperatura para assegurar a selagem à água da chuva. Por fim coloca-se o chapéu (existem várias opções, pode consultá-las aqui).

4. Exemplo de instalação de Chaminé em inox em cobertura inclinada.

Para este tipo de telhados, recomendamos a utilização de um Pipeco Vulcanizado de Alta Temperatura. O Pipeco é uma manga em borracha flexível, e garante o estanque das suas saídas de telhado. A sua colocação é rápida, mas deve ser feita com cuidado para aproveitar totalmente as qualidades do produto. O tubo que vem do interior deverá ser duplo isolado, coloca-se silicone de alta temperatura entre a junta do Pipeco e a cobertura de forma a assegurar uma boa selagem à água da chuva. Por fim coloca-se o chapéu (existem várias opções, pode consultá-las aqui).

5. Exemplo de aplicação de Pipeco Vulcanizado em cobertura de Chapa inclinada.

Neste tipo de telhados, deve ser prevista no momento da construção uma corete na lage que irá permitir a passagem do tubo de inox isolado. Uma corete é uma espaço oco existente na estrutura de uma construção, geralmente acessível apenas em determinados pontos, que destina a facilitar a ventilação, ou passagem de condutas de fumos ou cabos por ex. O tubo que vem do interior deverá ter tubo duplo isolado, coloca-se a gola de inox para garantir uma maior estanqueidade da instalação. Na junta entre a gola e o tubo deve ser aplicado silicone de alta temperatura para assegurar a selagem à água da chuva. Por fim coloca-se o chapéu (existem várias opções, pode consultá-las aqui).

6. Exemplo de instalação em cobertura inclinada com corete.

Tal como referido acima, é muito importante deixar prevista no momento da construção uma corete onde irá passar o tubo. Se assim for, tal como na situação acima o tubo que vem do interior deverá ter tubo duplo isolado, coloca-se a gola de inox para garantir uma maior estanqueidade da instalação. Na junta entre a gola e o tubo deve ser aplicado silicone de alta temperatura para assegurar a selagem à água da chuva. Por fim coloca-se o chapéu (existem várias opções, pode consultá-las aqui).

Caso não tenho deixado a corete prevista, deverá contactar um profissional, pois a instalação nestes casos é muito delicada.

 

7. Exemplo de instalação em cobertura plana com corete.

Neste momento existem no mercado várias opções de acabamentos de tubo dando a oportunidade ao cliente de escolher a cor do tubo. Isso pode tornar a chaminé muito discreta!

Importa salientar que, aconselhamos sempre que a instalação seja feita por profissionais.  Em caso de dúvidas poderá sempre contactar-nos pelos canais habituais 251 798 223 ou geral@arcalda.com.

Partilhar: