notification icon
Gostaríamos de mantê-lo atualizado com notificações.

Recuperador de calor com ou sem ventilação?

   18/01/2023     Aquecimento , Instalação  
Recuperador de calor com ou sem ventilação?

Os ventiladores são incorporados nas câmaras de convecção, em recuperadores de calor e outros equipamentos dos quais se pretenda retirar ar quente, forçando a convecção natural e potenciando o máximo aproveitamento e difusão do calor.

Um equipamento ventilado tem um maior poder calorífico comparado com um não ventilado. Isto porque os ventiladores forçam a circulação do ar e conseguem que o espaço seja aquecido mais rapidamente.

Sem ventilação o recuperador aquece na mesma?

Sim, os recuperadores sem ventilação aquecem por convecção natural. Apenas demoram mais tempo a aquecer, por não terem a “ajuda” dos ventiladores. Não é necessária ligação à corrente elétrica e ao não terem ventiladores são extremamente silenciosos.

 

O que são os ventiladores?

Os ventiladores são motores que ajudam na circulação do ar quente que circula no interior do equipamento, fazem com que ao ar quente seja direcionado para o exterior. Chamamos-lhe assim, a ventilação forçada.

 

Que tipos de ventiladores existem?

Existem dois tipos de ventiladores: o ventilador axial e o ventilador tangencial.

Ventilador axial:

1.Ventiladores axiais

Faz com que o ar flua através das pás do ventilador em paralelo com o eixo de rotação.

Foi o primeiro modelo a ser utilizado em recuperadores de calor. Tem um formato quadrado e existe em várias medidas. Destacam-se pela elevada eficiência. O custo é inferior comparativamente aos ventiladores tangenciais.

Ventilador tangencial:

2.Ventilador tangencial

Apresenta uma forma cilíndrica, e é composto por várias lâminas que giram de forma que o ar circule do interior para o exterior. Estes ventiladores são colocados na parte inferior do recuperador, não obrigatoriamente no seu interior. Destacam-se por serem muito pouco ruidosos, propagam o calor de forma mais uniforme, são de grande longevidade e eficiência.

 

Como controlamos o ventilador?

Os ventiladores podem ser controlados através de um botão de 3 posições, que fica na zona inferior na porta ou por um controlador tátil que fica encastrado na parede.

 

3. Botão de 3 posições 

4. Controlador Tátil

Nota: os ventiladores não devem estar desligados com o recuperador em funcionamento. Devido às elevadas temperaturas que se acumulam podem derreter. Por isso aconselhamos que mantenham o funcionamento na velocidade mínima, o ruído é mínimo.

Ainda assim não sabe qual é a melhor opção para si? Fale connosco! Visite a nossa loja física ou contacte-nos através dos canais alternativos para esclarecer todas as suas dúvidas.

Partilhar: