notification icon
Gostaríamos de mantê-lo atualizado com notificações.

Como ter a melhor lenha para a sua lareira?

   19/01/2023     Aquecimento , Fornos a Lenha  
Como ter a melhor lenha para a sua lareira?

Para escolher a melhor lenha para a sua lareira deverá ter em conta não só o tipo de lenha que vai utilizar, mas também a sua secagem e armazenamento.

Lenha que deve utilizar:

Nem toda a lenha tem o mesmo poder calorífico. Prefira geralmente, madeiras como: carvalho, faia, árvores de fruta, que produzem belas chamas, muitas brasas e mantêm-se muito tempo incandescentes. Evite utilizar toros de lenha muito grandes.

Lenha que não deve utilizar:

As árvores resinosas libertam muito calor, mas ardem rapidamente e projetam brasas e resinas que sujam as chaminés e o interior do equipamento. Devem ser evitadas.

Não pode ser utilizada lenha que tenha verniz, lenha exótica, tinta, cimento, aglomerados que podem produzir emanações de gases tóxicos e danificar o equipamento.

Porque é importante que a lenha esteja seca?

Qualquer que seja a lenha escolhida, deve estar bem seca: a lenha húmida ou verde aquece muito menos, porque grande parte da energia consome-se na evaporação da água que contém. O alburno – que é como se denomina a madeira jovem que está debaixo da casca – pode conter até 75% de água.

lenha húmida produz grande quantidade de fumo e pouca chama, o que provoca sujidade no equipamento, vidro e chaminé.

A longo prazo, a utilização recorrente de lenha húmida pode reduzir significativamente a longevidade do seu equipamento.

Como deve armazenar a lenha:

O ideal é empilhar a lenha durante a Primavera, para que possa secar durante todo o Verão.

No Inverno lenha deve estar coberta, protegida da chuva e bem arejada.

A forma como empilha a lenha também é importante, uma vez que é necessário criar espaços para circulação de ar. Assim sendo, deverá ser armazenada por camadas cruzadas.

Deve começar por empilhar os toros de lenha no chão, evite que a camada inferior esteja em contacto com a terra, o ideal é colocar alguma base como blocos de cimento ou paletes.

Veja a imagem ilustrativa abaixo:

Quando sei que a lenha está seca?

Geralmente é necessário contar com dois anos de secagem. Com a experiência, pode avaliar o grau de secagem tocando nas achas: quanto mais secas estiverem, mais leves serão e produzirão um som claro ao bater umas contra as outras.

Se preferir poderá utilizar um medidor de humidade.

Partilhar: