Como ter a melhor lenha para a sua lareira?
Para escolher a melhor lenha para a sua lareira deverá ter em conta não só o tipo de lenha que vai utilizar, mas também a sua secagem e armazenamento.
Lenha que deve utilizar:
Nem toda a lenha tem o mesmo poder calorífico. Prefira geralmente, madeiras como: carvalho, faia, árvores de fruta, que produzem belas chamas, muitas brasas e mantêm-se muito tempo incandescentes. Evite utilizar toros de lenha muito grandes.
Lenha que não deve utilizar:
As árvores resinosas libertam muito calor, mas ardem rapidamente e projetam brasas e resinas que sujam as chaminés e o interior do equipamento. Devem ser evitadas.
Não pode ser utilizada lenha que tenha verniz, lenha exótica, tinta, cimento, aglomerados que podem produzir emanações de gases tóxicos e danificar o equipamento.
Porque é importante que a lenha esteja seca?
Qualquer que seja a lenha escolhida, deve estar bem seca: a lenha húmida ou verde aquece muito menos, porque grande parte da energia consome-se na evaporação da água que contém. O alburno – que é como se denomina a madeira jovem que está debaixo da casca – pode conter até 75% de água.
A lenha húmida produz grande quantidade de fumo e pouca chama, o que provoca sujidade no equipamento, vidro e chaminé.
A longo prazo, a utilização recorrente de lenha húmida pode reduzir significativamente a longevidade do seu equipamento.
Como deve armazenar a lenha:
O ideal é empilhar a lenha durante a Primavera, para que possa secar durante todo o Verão.
No Inverno lenha deve estar coberta, protegida da chuva e bem arejada.
A forma como empilha a lenha também é importante, uma vez que é necessário criar espaços para circulação de ar. Assim sendo, deverá ser armazenada por camadas cruzadas.
Deve começar por empilhar os toros de lenha no chão, evite que a camada inferior esteja em contacto com a terra, o ideal é colocar alguma base como blocos de cimento ou paletes.
Veja a imagem ilustrativa abaixo:
Quando sei que a lenha está seca?
Geralmente é necessário contar com dois anos de secagem. Com a experiência, pode avaliar o grau de secagem tocando nas achas: quanto mais secas estiverem, mais leves serão e produzirão um som claro ao bater umas contra as outras.
Se preferir poderá utilizar um medidor de humidade.