Últimos artigos
- Chaminé em telhado de madeira, o que deve saber! 15/07/2023
- 5 Razões para escolher uma Lareira Suspensa! 07/07/2023
- Novidades Fogo Montanha! 04/07/2023
Entrada de ar exterior, o que é?
O que é uma entrada de ar exterior?
Uma ligação entre o equipamento ou zona próxima dele e o ar do ambiente exterior. Pode ser instalada de duas formas:
- Tendo o equipamento essa opção, deverá ser instalada a tubagem mais adequada para o efeito que o vai ligar ao ar do ambiente exterior.
- Se o equipamento não tiver a opção de entrada de ar exterior deve colocar-se uma grelha de ventilação numa parede exterior perto do recuperador de calor, de modo a deixar entrar o ar.
É uma solução recomendável, embora não seja obrigatória.
Porque se utiliza?
Ao contrário de uma lareira normal, o recuperador ou salamandra utiliza muito pouco ar de combustão. Na maioria das casas, a entrada de ar pelas frestas das portas e janelas é suficiente para fornecer o ar de combustão. No entanto, em casas muito bem isoladas este ar pode ser insuficiente.
Nota: esteja atento os extratores de fumos, máquinas de secar e sistemas de circulação de ventilação nas proximidades do equipamento. É provável que nessas condições seja difícil que um equipamento permaneça aceso, tenha uma chama preguiçosa, debite pouco calor e deite fumo para fora. A entrada de ar exterior poderá resolver esse problema.
Vantagens:
- Melhora a qualidade do ar
- Melhora o funcionamento e combustão do equipamento
- Aumenta a segurança de funcionamento do equipamento
- Evita possíveis problemas que possam surgir quando utilizados em espaços comuns com exaustores (Ex. Sala-cozinha openspace)
Deixamos abaixo alguns exemplos de entrada de ar exterior: