notification icon
Gostaríamos de mantê-lo atualizado com notificações.

Entrada de ar exterior, o que é?

   21/01/2023     Aquecimento , Instalação  
Entrada de ar exterior, o que é?

O que é uma entrada de ar exterior?

Uma ligação entre o equipamento ou zona próxima dele e o ar do ambiente exterior. Pode ser instalada de duas formas:

- Tendo o equipamento essa opção, deverá ser instalada a tubagem mais adequada para o efeito que o vai ligar ao ar do ambiente exterior.

- Se o equipamento não tiver a opção de entrada de ar exterior deve colocar-se uma grelha de ventilação numa parede exterior perto do recuperador de calor, de modo a deixar entrar o ar.

 É uma solução recomendável, embora não seja obrigatória.

Porque se utiliza?

Ao contrário de uma lareira normal, o recuperador ou salamandra utiliza muito pouco ar de combustão. Na maioria das casas, a entrada de ar pelas frestas das portas e janelas é suficiente para fornecer o ar de combustão. No entanto, em casas muito bem isoladas este ar pode ser insuficiente.

Nota: esteja atento os extratores de fumos, máquinas de secar e sistemas de circulação de ventilação nas proximidades do equipamento. É provável que nessas condições seja difícil que um equipamento permaneça aceso, tenha uma chama preguiçosa, debite pouco calor e deite fumo para fora. A entrada de ar exterior poderá resolver esse problema.

Vantagens:

- Melhora a qualidade do ar

- Melhora o funcionamento e combustão do equipamento

- Aumenta a segurança de funcionamento do equipamento

- Evita possíveis problemas que possam surgir quando utilizados em espaços comuns com exaustores (Ex. Sala-cozinha openspace)

Deixamos abaixo alguns exemplos de entrada de ar exterior:

  

Partilhar: