notification icon
Gostaríamos de mantê-lo atualizado com notificações.

ECODESIGN, o que significa?

   28/10/2021     Aquecimento , Casa & Cozinha  
ECODESIGN, o que significa?

A natureza ecológica do pellets e da lenha é indiscutível. Estes combustíveis renováveis tem um impacto substancialmente neutro nas emissões de CO2 na atmosfera e permitem uma diminuição de aproximadamente 95% das emissões totais de CO2 comparando com um combustível fóssil tradicional, como o gás e o gasóleo, inclusivamente considerando as emissões relacionadas com os processos de cultivo, transformação e transporte do combustível.

Por outro lado, se se queimam em equipamentos tecnicamente ultrapassados, corremos o risco de ter um impacto negativo na qualidade do ar.

A substituição progressiva de equipamento desatualizados por salamandras, recuperadores e caldeiras da última geração permitirá reduzir drasticamente esse impacto.

Por esse motivo, a União Europeia está a criar critérios de desenho ecológico, algo que os fabricantes terão de respeitar e que leva a uma melhoria dos novos produtos e biomassa comercializados no mercado europeu e numa redução total das emissões nocivas na atmosfera geradas pelas mesmas.



O que é o ECODESIGN?

É uma norma que define os requisitos de fabricação em todos os paises da EU e SEE (Espaço Económico Europeu), que entrou em vigor em Outubro de 2016, e que se tornará obrigatória a partir de 01 de Janeiro de 2022. Depois dessa data, nenhum fabricante poderá comercializar produtos que não estejam de acordo com essa norma estabelecida.

A que equipamentos se referem os Regulamentos Ecodesign?

Os dois regulamentos EU correspondentes ao Ecodesign definem quais são os requisitos que devem respeitar os produtos de combustível sólido utilizados para aquecimento para poderem ser comercializados no mercado europeu.

Estes requisitos estão relacionados com dois aspetos, identificados como importantes para o meio ambiente:

- A eficiência Energética;

- As emissões de partículas (PM), compostos orgânicos gasosos (OGC), monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogénio (NOx).

Mas, os regulamentos EU não se limitam a definir só os requisitos mínimos, também estabelecem quais devem ser os métodos de medição e cálculos, que devem ser harmonizados a nível Europeu, fiáveis, reproduzíveis e baseados em metodologias de medição avançadas e geralmente reconhecidas.

Vivemos numa era em que a compra se tornou algo banal, comprar, usar e descartar tornou-se habitual. Foi nesse contexto que nasceu o Ecodesign, para despertar ao consumidor a importância da compra consciente.

Partilhar: