notification icon
Gostaríamos de mantê-lo atualizado com notificações.
Painéis Solares Fotovoltaicos, 10 coisas que precisa de saber!
   07/07/2022     Aquecimento  
Painéis Solares Fotovoltaicos, 10 coisas que precisa de saber!

CLIQUE AQUI PARA VER A NOSSA GAMA DE PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS



1. O que são e para que servem os Painéis Solares Fotovoltaicos?

Painéis Solares Fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, assim designadas já que captam, em geral, a luz solar. É das mais promissoras formas de aproveitamento de energia solar. Por efeito fotovoltaico, a energia contida na luz do sol é convertida em energia elétrica. A própria composição da palavra nos explica o que acontece: “foto” significa  “produzido pela luz”, e o sufixo “voltaico” descreve a “eletricidade produzida por uma reação química.



2. Porque escolher energia solar?

O sol funciona como fonte de energia ou calor sem grande complexidade técnica. Utilizando painéis e equipamentos complementares de última geração.  Tudo isto com o melhor balanço energético e ambiental possível: zero emissões de poluentes.

A questão ambiental é cada vez mais importante. Num país como Portugal, um dos países da Europa com mais exposição e horas de sol, a energia solar é das melhores alternativas. É uma excelente alternativa aos combustíveis fósseis (poluentes e limitados). 

Além da questão ambiental, consegue-se uma poupança significativa nos custos diários do recurso à energia. Hoje em dia, se repararmos bem, grande parte dos equipamentos que utilizamos no dia-a-dia são elétricos, sejam eles de uso doméstico ou de utilização pública. O consumo de eletricidade tem por isso vindo a crescer e a procura de alternativas torna-se imperativo! As soluções de aproveitamento de energia solar por efeito fotovoltaico são, por isso, uma excelente alternativa renovável e, por isso infinita. O recurso a sistemas  de aproveitamento de energia solar para autoconsumo resultam por isso numa poupança ao nível ambiental e, igualmente importante, na fatura da eletricidade.



3. Quais as vantagens?

É uma energia limpa, que não gera poluentes. Depois do investimento na instalação, é gratuita e não tem custos de consumo. É utilizada onde é produzida, não necessita de redes de distribuição ou recursos de transporte. Pode ser associada a outras soluções para reduzir os custos de consumo em diversos sistemas de climatização (ex. ar condicionado, bomba de calor).



4. Posso instalar em qualquer tipo de telhado?

Sim, pode ser instalado em telhados convencionais com inclinação ou em coberturas planas, neste caso apenas diferem as estruturas de alumínio onde vão ser aplicados.



5. Preciso de licença para instalar um Painel Solar Fotovoltaico?

Com a nova legislação, que entrou em vigor a 19 de Janeiro de 2015, tornou-se mais fácil e económico ter acesso a soluções de aproveitamento de energia solar para consumo próprio. Atualmente, soluções até seis painéis fotovoltaicos (até 1500W) não necessitam de licença. Nas instalações de 200W a 1500W, basta comunicar à DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia, não tendo qualquer tipo de custo. Meramente nos casos de produções anuais superiores a 1500W será necessário um registo.



6. Quanto posso poupar com a opção de autoconsumo com Painéis Solares Fotovoltaicos?

A poupança não é linear nem existe um valor exato, conseguem-se valores estimados de poupança que rondam os 45% de redução na fatura da luz, o valor da poupança pode aumentar caso pretenda acrescentar um sistema com bateria que armazena a energia não consumida para utilizar posteriormente, no período noturno por exemplo. Além disso, desde o dia 1 de Julho o IVA foi reduzido de 23% para 6%. Caso pretenda um estudo com o cálculo da potência que precisa/número de painéis e a poupança energética estimada que pode conseguir, consulte-nos!



7. Que tipos de Sistemas de Painéis Solares Fotovoltaicos existem?

AUTOCONSUMO RESIDENCIAL

As soluções de autoconsumo residencial são ideais para habitações onde se verifiquem consumos de energia elétrica durante todo o dia, conseguindo suprir grande parte dos consumos habituais (Ar condicionado, Frigorífico, etc.), sendo que o remanescente será consumido da rede pública.

Vantagens:

- Pode ser dimensionado de acordo com as necessidades de consumo;

- Os residentes em moradias poderão, mais facilmente, poupar na conta da luz;

- Podem ser instalados até seis painéis fotovoltaicos sem necessidade de obter licenças ou de qualquer custo adicional; 

- A energia produzida é canalizada automaticamente para consumo próprio, sendo que as poupanças se verificam pelo facto de não se recorrer na totalidade à energia de terceiros.

SISTEMAS COM ACUMULAÇÃO

Nos sistemas de autoconsumo com acumulação, a energia fotovoltaica que sobra da injeção direta no circuito interno da instalação (habitação ou do estabelecimento) é armazenada em baterias, sendo utilizada no local durante o período noturno.

SISTEMAS ISOLADOS

Os kits fotovoltaicos isolados são uma excelente solução para situações em que não existe ligação à rede elétrica ou se pretender ficar autossuficiente, como, por exemplo, em parques de campismo, caravanas, anexos de habitações, estações meteorológicas, instalações móveis, etc.



8. Quais os apoios existentes para instalação de Painéis Solares Fotovoltaicos?

Está a decorrer até 29 de Julho 2022 o programa “Eficiência energética em edifícios de serviços” que abrange o território de Portugal Continental. Para mais informações consulte o site do Fundo Ambiental



9. Painéis Solares Fotovoltaicos e Painéis Solares Térmicos são a mesma coisa?

Ambos captam a energia solar, mas tem funções diferentes: Os painéis solares fotovoltaicos utilizam a energia contida na luz do sol e convertem-na em energia elétrica, que pode ser utilizada para suprir os consumos de eletrodomésticos, por exemplo. Os painéis solares térmicos transformam a luz solar em calor. Este calor é absorvido pelo líquido solar que se encontra dentro do painel que, ao aquecer, circula em circuito fechado (sistema termossifão) ou é transportado com a ajuda de uma bomba através de tubos devidamente isolados, até ao depósito de água quente (sistema forçado). Pode ser utilizado em águas quentes sanitárias.



10. Qual é a durabilidade e manutenção dos Painéis Solares Fotovoltaicos

Os painéis fotovoltaicos tem uma durabilidade aproximada de 25 anos. Fatores como uma instalação feita por profissionais, no local ideal com componentes de qualidade podem prolongar a sua durabilidade assim como existem fatores que podem afetar sua durabilidade, tais como: temperaturas extremas combinadas com alta intensidade de radiação UV, água gelada associada a invernos extremamente frios, chuvas de granizo intensas, humidade excessiva e prolongada.

A manutenção dos painéis Fotovoltaicos é praticamente inexistente, é necessário apenas manter a superfície dos painéis limpa, retirando as impurezas que se possam depositar ao longo do tempo como folhas e pequenos lixos que se depositam com o vento e que se podem ir acumulando. 

Se está a pensar instalar Painéis Solares Fotovoltaicos, fale connosco, temos uma equipa preparada para o ajudar de forma personalizada desde o aconselhamento à instalação!

Se preferir contacte-nos pelo 251 798 223



CLIQUE AQUI PARA VER A NOSSA GAMA DE PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS



Partilhar: